PROJETO
“GEOMETRIA NAS SERIES INICIAIS”
O ensino da Matemática nos diversos níveis de ensino visa desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de abstrair, generalizar,projetar, transcender, articulando os conteúdos com temas a fim de construir a aprendizagem por meio das competências gerais.
A organização dos conteúdos deve contemplar:
- Números e operações (Aritmética e Álgebra)
- Espaço e Forma (Geometria)
- Grandezas e Medidas
- Tratamento de Informação (dados estatísticos, gráficos, tabelas, idéias de probabilidade e combinatória)
Diferentes competências no ensino da Geometria
Deve-se valorizar
- o ensino de Geometria e o desenvolvimento de diferentes competências Matemáticas como:
Experimentação, conjectura, representação, relações, comunicação, argumentação e validação.
- Conexões entre Geometria, natureza, arte e arquitetura
- Ensino da Geometria na Educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
Veja, nas poesias a seguir, como a geometria serviu de contexto para alguns escritores: Augusto dos Anjos, o famoso poeta paraibano, é autor desta quadra singular:
As mães sem coração rogavam pragas
Aos filhos bons. E eu roído pelos medos,
Baita com o pentágono dos dedos
Sobre um fundo hipotético de chapas!
Ø Nesta quadra, o que significa “pentágono dos dedos” ?
Outros poetas também “brincaram” com os termos matemáticos ao lembrar de sua infância:
DE OLHO NO HEXA
A tetra voou
Na ponta do pé
Em linha reta
Desacreditado...
Quando chegou
Nas paralelas
Subiu no trapézio
E aí tropeçou
Mas não caiu
Na semi-reta
Depois foi no pentágono
E enfrentou o triangulo
Em linha reta
Aí o penta pintou!!!
Gill de Oliveira
Ed. do autor- 2002
1) Discuta com seu professor e colegas sobre o sentido que os poetas deram aos termos matemáticos utilizados nessas poesias.
2) Agora é sua vez! Crie uma pequena poesia na qual surjam alguns elementos da matemática, ou seja, números, figuras planas ou espaciais, medidas, entre outros.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Sejam Bem-Vindos!!!!
Olá professores!!
Para dar continuidade ao curso "Ensinar Matemática nas Séries Iniciais" e colocar em prática atividades voltadas ao desenvolvimento dos quatro eixos da Matemática nas escolas de ciclo I, estamos iniciando esta orientaçao On-line.
Iniciaremos este semestre, o trabalho com "geometria". O ponto de partida será o estudo dos textos para que todos os professores tomem conhecimento do conteúdo da apostila deste curso.
Sejam bem-vindos à formação continuada de MATEMÁTICA ON-LINE!
Ana Cláudia
ATP-Matemática
Oficina Pedagógica
Diretoria de Ensino Região Suzano
Para dar continuidade ao curso "Ensinar Matemática nas Séries Iniciais" e colocar em prática atividades voltadas ao desenvolvimento dos quatro eixos da Matemática nas escolas de ciclo I, estamos iniciando esta orientaçao On-line.
Iniciaremos este semestre, o trabalho com "geometria". O ponto de partida será o estudo dos textos para que todos os professores tomem conhecimento do conteúdo da apostila deste curso.
Sejam bem-vindos à formação continuada de MATEMÁTICA ON-LINE!
Ana Cláudia
ATP-Matemática
Oficina Pedagógica
Diretoria de Ensino Região Suzano
Assinar:
Postagens (Atom)