segunda-feira, 10 de setembro de 2007

EE EUCLIDES IGESCA

Pensamento Geométrico


Ao refletirmos sobre o texto, compreendemos que a estruturação espacial se inicia desde muito cedo pela criança. Num primeiro momento, o espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente pratica, onde ela constrói suas primeiras noções espacias por meio dos sentidos e movimentos.
É multiplicando suas experiências sobre os objetos do espaço em que vive que a criança aprenderá a construir uma rede de conhecimentos relativos a localização, a orientação, que lhe permitirá penetrar no domínio da representação dos objetos e, assim distanciar-se do espaço sensorial ou físico.
A experimentação permite agir, antecipar, ver, explicar o que passa no espaço sensível, e, de outro, possibilita o trabalho sobre as representações dos objetos do espaço geométrico e, assim, desprender-se da manipulação dos objetos reais para raciocinar sobre representações mentais.
Para orientar-se no espaço é preciso começar por se orientar a partir de seu próprio corpo.
No primeiro ciclo, é fundamental propor atividades para que o aluno seja estimulado a progredir na capacidade de estabelecer pontos de referência em seu entorno para efeitos de localização.
Com relação às formas, experiências mostram que as crianças discriminam formas bem mais cedo que as reproduzem.
O pensamento geométrico desenvolve-se inicialmente pela visualização: as crianças conhecem o espaço como algo que existe ao redor delas. As figuras geométricas são reconhecidas por suas formas, por sua totalidade, e não por suas partes ou propriedades. Por meio da observação e experimentação elas começam a discernir as características de uma figura, e a usar as propriedades para conceituar classes de formas.

Exemplos de atividades em sala de aula para esse desenvolvimento:
- Recreativas instrucionais para que o aluno se localize e se desloque no espaço;
- Utilização dos termos como (direita, esquerda, distância, acima, abaixo, ao lado, na frente, atrás, perto);
- Construções de itinerários (trajeto do lugar onde moram até a escola, dando pontos de referência);
- Elaboração e utilização de mapa, tabelas, diagramas, figuras geométricas;
- Composição de decomposição de figuras;
- Incentivo, levando o aluno a perceber e valorizar a presença da geometria nos elementos da natureza e na criação do homem como das flores, elementos marinhos, teia de aranha, da arquitetura, pisos, mosaico;
- Recortes, dobraduras;
- Uso da argila.

Um comentário:

Anônimo disse...

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