segunda-feira, 10 de setembro de 2007

MANUEL DOS SANTOS PAIVA

PROJETO GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS

As crianças desde pequenas realizam experiências com o próprio corpo, analisam os objetos e suas formas, orientam-se, descobrem propriedades, estabelecem relações e gradativamente vão tomando posse do espaço.
O trabalho do professor com a geometria na escola, deve necessariamente se apoiar na vivencia do aluno, nas relações espaciais que intuitivamente aprendeu a estabelecer. Nessa medida, não se trata de um trabalho inusitado, que se inicie a partir de algo desconhecido para a criança, mas de um aprofundamento da sua experiência com o ambiente, baseado na observação, nas ações, etc.
As experiências do individuo com o espaço ocorrem frequentemente, no ambiente em que vive desde a idade mais precoce e dessas experiências vai se constituindo um referencial a partir do qual tal individuo passa a observar sistematicamente esse espaço, localizando-se nele e adquirindo conhecimento geométrico. A contribuição do adulto, as interações entre as crianças, os jogos e as brincadeiras podem proporcionar a exploração espacial em três perspectivas: as relações espaciais contidas nos objetos, as relações espaciais entre os objetos e as relações espaciais nos deslocamentos.
Deste modo, torna-se necessário inverter a tradicional abordagem, que prioriza as informações uni e bidimensionais da geometria clássica, enfatizando o espaço tridimensional sobre o qual se realizam as primeiras experiências da criança.
A exploração de corpos geométricos constitui-se em importante ponto de partida para o ensino da Geometria. Essa exploração consiste:
- na manipulação de sólidos, na sua observação que supõe a associação livre com objetos do mundo físico, na composição de objetos com blocos de madeira, com caixas, etc.;
- na representação, através da construção com massa de modelar, da confecção com folhas de papel e de desenhos;
- na decomposição dos sólidos, observando semelhanças e diferenças, descobrindo propriedades, analisando seus elementos.
As primeiras observações, em geral, ocorrem de forma desordenada, através de uma exploração sensorial que aos poucos vão dando lugar a observações mais sistemáticas que introduzam progressivas abstrações e a formulação de conceitos geométricos fundamentais.
No processo de ensino e de aprendizagem é muito importante que exemplos e contra – exemplos dos conceitos sejam fornecidos aos alunos (e que também sejam obtidos deles) para erros de generalização. O número reduzido de exemplos e a ausência de contra – exemplos colaboram para que os alunos construam o conceito parcial do conteúdo em questão.



ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MANUEL DOS SANTOS PAIVA

Nenhum comentário: