segunda-feira, 10 de setembro de 2007

E.E. PROF. JOSÉ PAPAIZ

PROFESSORAS : ANA CRISTINA
SONIA



RCNEI – Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

Explicitar e explorar através de jogos, brincadeiras que permitam à criança ter uma ação para o aprendizado.

COMO: Objetos com tipos, contornos, representações variadas, pontos de referência...


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Pensamento Geométrico: cada criança constrói de modo particular, se desenvolve pela exploração sensorial dos objetos, deslocamento que realizam no meio ambiente, resoluções para problemas...
Conclui-se que nesta faixa etária as experiências das crianças ocorrem prioritariamente na sua relação com a estruturação do espaço e não em relação à geometria propriamente dita.
A educação infantil deve colocar desafios para as relações habituais das crianças como: espaço, deslocar, desenhar... Problemas para solucionar de natureza espacial e potencializar seu pensamento geométrico.
A criança explora ao seu redor e progressivamente faz associações, associando aquilo que observa ao que representa. Nesta hora a colaboração do adulto proporciona a exploração espacial em três perspectivas: relações espaciais contidas nos objetos, as relações espaciais entre os objetos e as relações espaciais nos deslocamentos.
As relações espaciais contidas nos objetos podem ser percebidas pelas crianças pelo contato e manipulação. A observação possibilita a identificação de atributos como quantidade, tamanho e forma. Pode-se realizar um trabalho de geometria com observação de obras de arte, artesanatos, mosaicos, vitrais... associando os mesmos a modelos de figuras planas que possibilitam trabalho exploratório que construa elos de ligações entre arte e geometria.
Esta mesma relação espacial envolve noções como proximidade, interioridade e direcionalidade. A criança precisa se situar para que seja favorecida sua percepção de espaço exterior e distante da criança. Para que a criança vá percebendo o espaço à sua volta, pode ser pedido a ela que descrevam o trajeto de casa até a escola, assim o professor poderá observar o vocabulário.
A criança precisa coordenar suas informações através da observação, descrição e representação. Para isto o desenho e a troca de idéias são formas de trabalho. Para construir, a criança necessita explorar e considerar as propriedades reais dos materiais para gradativamente relacioná-las e transformá-las em função de diferentes argumentos de faz-de-conta.
Em suas construções as crianças utilizam diversos materiais como: areia, massa de modelar, argila, pedras, etc...
Em suma o conhecimento é construída através da observação, troca de experiências, vivência, manipulações de objetos, tudo isto de forma gradual com experiências concretas e não teorias vazias.

GEOMETRIA E SEU ENSINO

Vivemos em um mundo tridimensional. É fácil saber que a Geometria está inserida nele. Geometria pode ser encontrada na natureza, tapeçarias, artesanatos... Este conhecimento geométrico é artigo para construir as pirâmides, os egípcios usaram alto grau de conhecimento geométrico.
Geometria é uma palavra derivada do grego formada por GEO – TERRA e METRIA que significa medida, assim considerando ao pé da letra – GEOMETRIA – MEDIDA DA TERRA.
O campo para estudo da geometria tem um campo fútil onde situação – problema são temas interessantes, onde são fornecidas aos alunos oportunidades de olhar, medir, generalizar e abstrair. Embora definido e justificado o ensino da Geometria está como que, abandonado pela Matemática, não somente no Brasil, como na França.
A geometria assim como outros campos da matemática, favorecem o desenvolvimento da criatividade, busca de soluções de problemas e oportunidades para que as crianças comuniquem suas idéias. Pelo fato de vivermos em um mundo tridimensional, é importante que o estudo da geometria tenha início com os poliedros e corpos redondos, com o objetivo de desenvolver a percepção e a discriminação de formas.
Finalizando, o estudo da geometria deve-se ir de encontro aos conhecimentos que já estão com os alunos.

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