quinta-feira, 6 de setembro de 2007

EE HELMUTH HHH BAXMANN

E.E. PREF° HELMUTH HERMANN HANS LOUIS BAXMANN

Projeto realizado pela professora Maria Aparecida de Oliveira Sena – 2ª série

GEOMETRIA

Fazer leitura do mundo, o que está em volta, no seu cotidiano. É preciso ler, interpretar e analisar.
O professor faz as intervenções pedagógicas:
Valorizar respostas, os diferentes caminhos;
Formular argumentos;
Fazer agrupamentos produtivos, comparar respostas.

Trabalhando formas geométricas na sala de aula, o professor está trabalhando o mundo, ou seja, é preciso contextualizar o ensino da geometria com o que estamos vendo nas ruas, em nossa casa e etc.

Ex: homens (seres humanos), garrafa de coca-cola – desenho em forma geométrica.

O aluno precisa reconhecer as diferenças e semelhanças.
Cone e Triângulo
Ex: qual a diferença de um círculo e uma esfera?

Trabalhando geometria, estamos trabalhando o que realmente o aluno irá usar fora da escola, e ainda podemos fazer uma avaliação formativa.
O processo de falar, fazer suas posições, perguntar, experimentar, relacionar é o que importa. Não importa se acerta ou erra. O conhecimento é produzido através de construções sucessivas. Quando o aluno busca procedimentos para encontrar respostas para os problemas, então ocorre o conhecimento.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS

1° Ação – o aluno com problema (sozinho);
2° Formulação – o aluno e o meio (colegas);
3° Validação – expor para o grupo, respostas (acerto, erro/aprovar ou sancionar).





Projeto realizado pela professora Giselle da Silva Costa – 1ª série

É importante que o professor desenvolva uma rica experiência com relação ao campo do ensino de geometria no trabalho em sala de aula.
O adulto pode proporcionar a exploração especial por meio da interação entre as crianças, jogos e brincadeiras.
Pode-se trabalhar com as formas geométricas, por meio da observação de matérias e objetos presentes no cotidiano dos alunos, como construções de arquitetura, pisos, obras de arte, objetos como garrafas, dados a até mesmo os objetos presentes na sala de aula.
É imprescindível que o professor possibilite um trabalho exploratório para que haja um aprendizado significativo.

Relatório realizado pela professora Roselice Gomes de Araújo – 2ª e 3ª série

A criança já traz informações sobre os sólidos e as figuras geométricas planas que estão na natureza, nos objetos ao seu redor. Assim, é importante incentivar a observação, o relato das características e a classificação desses sólidos e figuras geométricas planas para a construção e formalização posterior do conceito.
Os trabalhos com os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no Ensino Fundamental, pois por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar de forma organizada, o mundo em que vive, além disso, se esse trabalho for feito a partir da exploração dos objetos do mundo físico, obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, ele permitirá ao aluno estabelecer e outras áreas do conhecimento.
Vivenciando experiências sobre os objetos do espaço em que vive, as crianças constroem conhecimentos relativos à localização em orientação.
Esse trabalho vai lhe permitir penetrar no domínio da representação dos objetos e assim, construir seu pensamento geométrico.

Projeto realizado pela professora Sandra Regina – 3ª série

Trabalhar geometria é trabalhar simetria e reflexão.
As crianças constroem hipóteses sobre as escritas numéricas e cálculos.
O trabalho é tão importante na educação infantil, que coloca desafios que dizem as relações habituais das crianças com o espaço, como construir, deslocar-se, desenhar e etc.
As crianças exploram espaço ao seu redor, por meio da coordenação e movimentos. Descobrem e analisam objetos, formas, dimensões e organizam mentalmente seus deslocamentos.
Trabalhar com desenho também pode expressar suas idéias e registrar informações de objetos a partir de diferentes ângulos de visão como: algo visto de cima, de baixo e de lado.
O trabalho com espaço, pode ser feito com uso de figuras, desenhos, fatos e também como passeios à praia, feira, praça e campo.
Em forma geométrica também poderá observar as obras de arte, de artesanato. Ex: cestas, rendas de rede, arquitetura, pisos, mosaicos, vitrais de igrejas.
Na natureza ela é encontrada em folhas, casas de abelhas e etc.
Com blocos geométricos a criança enxerga as formas pequenas e grandes.
Visto tudo isso, através do espelho, torna possível a leitura de um poema escrito de trás para frente, quando coloca diante do espelho ou figuras desenhadas em outras.


Relatório realizado pelas professoras Eliana Brunetti e Ana Emília Brunetti 4ª A e 4ª B

No trabalho de Matemática realizado na 4ª série, tem como objetivo sanar as dificuldades observadas através de atividades cotidianas e com isso serão realizadas atividades diferenciadas que despertem seu interesse pela matemática.
Estas atividades têm que vir de encontro com a sua realidade e principalmente através da observação do meio em que vive.
Estas atividades podem ser do roteiro de casa até a escola, pois através da observação diária o aluno compreende as relações espaciais (maquetes) como caixas, representando este trajeto.
Blocos geométricos que lembrem os objetos do roteiro. Observar as formas geométricas.

Relatório realizado pela professora Suzimeire - 1ª série

O trabalho referente a geometria é imprescindível para reconhecer as diferentes formas presentes nos objetos e coisas.
É preciso associar esses objetos às formas geométricas percebendo sua exata definição.
Sendo assim, o professor necessita propiciar situações para que o aluno identifique as formas geométricas e reconheça-as nos objetos e coisas existentes da realidade.
Essa relação faz-se necessária para que as formas geométricas tenham um verdadeiro significado.

Relatório realizado pela professora Edinéia Pedroso – 2ª série

O trabalho com geometria se dá através da valorização de diferentes competências e é necessária a intervenção do professor para que o aluno possa experimentar, representar, relacionar e entre outros.
Esse trabalho deve-se pautar em situações cotidianas e se iniciar na educação infantil Espaço onde as crianças exploram e analisam objetos, formas, dimensões etc.
O desenho é uma forma privilegiada de representação, que pode se propor também representações tridimensionais com blocos de madeira ou diferentes materiais.

Nenhum comentário: